Boas vindas África

Introdução do mochilão África 2011:
Estou de volta pra mais uma aventura. Desta vez o destino é o velho mundo. Mais precisamente o Egito. Não tive muito tempo pra preparar a viagem desta vez. Contudo estou menos preocupado, acho que a experiência está começando a surtir efeito. A princípio meu roteiro será Egito, Israel, Turquia e Grécia. Tenho pouco tempo desta vez. Vamos ver no que vai dar...

Boas vindas Ásia

Introdução do mochilão Ásia 2010:
Resolvi fazer esse blog de tanto que o meu amigo André falou...cara, você vai pra China; cara, você tem que escrever de lá; tem que publicar sua viagem.
Realmente, pensei bem e de fato deveria publicar minha viagem, não só pra evitar que o André morra de curiosidade, mas, principalmente, porque quase não achei informações mais detalhadas sobre viagens à China. Aqui, pretento não só contar as aventuras que encontrarei na viagem, mas também postar vídeos mostrando o que alguém que não sabe mandarim, comer com dois pauzinhos, qual a moeda da China, dentre outras coisas, poderá encontrar nessa grande aventura...
Claro, já ia esquecendo, também vou ao sudeste asiático. E tudo isso vocês ficarão sabendo por aqui...Espero que curtam bastante e que sirva para quem estiver pensando em ir para o outro lado do mundo como eu.
Abraços a todo e pé na estrada...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sem segredos



Relutei a  escrever essa postagem sobre planejamento, porque talvez seja realmente complicado estimar alguns valores. Contudo, após alguma pesquisa vi que dá para passar pra vocês uma pequenas estimativa de gasto para uma viagem de 20 dias por Egito, Israel, Turquia e Grécia. Eu sei que muitos mochileiros se preocupam muito com isso e alguns gostam de se vangloriar por ter conseguido gastar menos no trecho sugerido, mas o objetivo aqui é ajudar àqueles que estão começando a mochilar como eu a traçar um esboço dos gasto e ter, com isso, alguma direção financeira para evitar gastos excessivos - a menos que isso seja intencional, hauahuahu.
Bem, assim sendo, eu sempre separo os gastos em 4 tipos: hospedagem, alimentação, translado interno e translado externo. 

A hospedagem pode ser por indicação, mas eu costumo usar como ponto de partida o site www.hostelworld.com. Lá você encontrará preços de albergues e hotéis espalhados pelo mundo. A nota dada pelos usuários dos hotéis ou albergues é extremamente fiel e o mais legal é que tem reviews dos usuários. 

Para a alimentação eu uso o "Europe Mode" quando eu não sei nada do local. Europe Mode foi uma medida que criei quando estive lá em 2007 no primeiro mochilão, que fica em torno de U$50 o dia de sobrevivência (já incluso "comprinhas" do tipo pequenos souvenirs), mas já fiz U$20/dia, isso no "Dieta do Palhaço Mode" que recomendo apenas em casos extremos quando não aguentares mais comer larvas estranhas no sudeste asiático. Na Ásia, dá pra fazer U$12/dia ou até menos dependendo de como seja sua resistência bacteriológica.

Chamo de translado interno gastos com metrôs, táxis, passagens de trem, avião dentro da região visitada. 

Chamo de translado externo a passagem aérea do Brasil até o primeiro destino que, em geral é meu ponto de partida e chegada. É que, na maioria das vezes, comprar as passagens ida e volta para um mesmo destino sai mais barato que comprá-las para destinos diferentes. Daí, cheguei a esse ponto ótimo de estilo de viagem. Vou para uma cidade e ela será a base de partida. De lá compro as passagens para outros locais, porque em geral a compra no local permite que possamos escolher companhias aéreas lowcost inacessíveis aqui do Brasil ou que vendem mais caro para fora do país. Falo isso porque um dia, num das inúmeras horas que passei no aeroporto de Paris, fui até o guichê da Air France fazer "pesquisa mochileira"  e descobri que as passagens compradas pela internet aqui no Brasil são identificadas por endereço ip(internet protocol) e tarifadas de maneira diferente. Ou seja, se você tem algum amigo na Europa ou no país da companhia que deseja voar, vale a pena pedir para ele comprar as passagens para você e mandá-las pelo correio ou correio eletrônico, que seja, pois muito provavelmente será mais barato.
Existem dias chaves também, por exemplo, os últimos dias de dezembro são bem baratos, pois ninguém quer arriscar passar o reveillon numa conexão. Exceto eu, é claro, e você mochileiro muquirana, hehe. Assim eu consegui os seguintes preços:

Translado externo : R$ 3030,00  ida e volta para Cairo. Dia 29/12 chegando lá dia 30/12. Exatamente no mesmo dia que viajei para a China ano passado, porém chegarei no mesmo dia da partida da conexão. Ah...O voo tem conexão, ainda bem (nunca pensei que fosse dizer isso) porque ninguém merece 18 horas de voo sem pausa. a conexão é em Paris. Chego de manhã, almoço em Paris, depois viajo de tarde e chego à Cairo de noite. 


Hospedagem média: Egito e Israel 20 reais. Turquia e Grécia deve ser mais caro, to estimando uns 40 reais.(20x10+40x10 = R$ 600)



Alimentação: como nao tenho referência to fazendo as contas no Europe Mode...U$50/dia (50x1.7x20 = R$ 1700)



Transporte interno: vôos, trens, barcos, balões...: R$1500 (esse valor pode esta superestimado). É...Europa em crise...por isso que neste ponto odeio a Europa, encarece qualquer viagem, com ou sem crise.


Total = 3030+600+1700+1500 = R$ 6830

Parece que temos que trabalhar muito...Mas lembrem-se, pode ser mais enxuto que isso. Comprando com antecedência a passagem de ida, gastando menos na alimentação e pesquisando bem as lowcosts da região, por exemplo. Tudo o que foi apresentado até aqui foi apenas pra dar uma direção e um exemplo de como organizar os custos.

Espero que tenham gostado
Abraços
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário